Abstract:
O artigo reflete sobre o material educativo digital desenvolvido para o
curso de Pedagogia da Universidade La Salle - Canoas. Essa proposta
emerge das experiências vivenciadas pelos autores em disciplinas
ofertadas na modalidade a distância. Para superar as dificuldades
evidenciadas nas experiências anteriores, considerando o contexto da
cibercultura encontramos como possibilidade a literaturalização das
ciências, na construção do E-book Educação, Tecnologias e Cibercultura.
A reflexão, desenvolvida no grupo de pesquisa COTEDIC
UNILASALLE/CNPq, objetiva compreender a estrutura utilizada na
construção do E-book para o curso de Pedagogia e identificar as
contribuições para aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza
qualitativa foi desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, com os
instrumentos: E-book, tecnologias de compartilhamento e comunicação e
ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, os registros das ações dos
estudantes. A partir dos dados empíricos evidenciamos na literaturalização
das ciências possibilidades de estabelecer metáforas para a construção do
conhecimento. Assim como, a utilização da história para contextualizar
esses conhecimentos, problematizá-los por meio dos personagens e
explorar a representação da imersão. Destacamos, a necessidade de
ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto
contemporâneo e intensificar a mediação pedagógica na Educação On-line.