DSpace Repository

A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente.

Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Santos, Larissa Batista dos
dc.contributor.author Gabriel, Naidi Carmen
dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.date.accessioned 2022-06-02T19:03:28Z
dc.date.available 2022-06-02T19:03:28Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SANTOS, L. B. et al. A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, RS, v. 3, p. 56-76, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915. Acesso em: 02 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3119
dc.description.abstract A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora Feevale pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Escola ribeirinha pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Saberes pedagógico pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account