Abstract:
Práticas envolvendo a gamifi cação ganham, cada vez mais, espaço em contextos educacionais.
Vistas como potencializadoras para ação cognitiva, organização do pensamento, interpretação e engajamento dos estudantes, elas podem, também, levar ao individualismo e à competitividade na busca constante pela
vitória. Assim, nos perguntamos: Como desenvolver uma prática pedagógica com elementos de gamifi cação
para a construção do conhecimento científi co por meio da interação e colaboração entre os estudantes?
Apresentamos a gamifi cação dos conhecimentos de Geografi a a partir da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) realizada com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia estrutura-se em
uma pesquisa-ação na qual a sala de aula, com professor e os estudantes, se confi guram em um espaço
de criação, unindo pesquisa e prática docente. A ação decorre da criação de um jogo, o “Geogames”, para
desenvolver ação cognitiva da disciplina de Geografi a conforme a BNCC junto com o pertencimento de grupo
dos estudantes. Através de atividades realizadas tanto no contexto escolar, como fora dos períodos de aula,
os estudantes engajaram-se na resolução de problemas, relacionamento com os colegas e construção dos
conhecimentos acerca das características geográfi cas brasileiras. Consideramos, assim, que as práticas pedagógicas permeadas por elementos de gamifi cação, a partir da mediação docente, podem representar uma
condição de desenvolvimento colaborativo em vez de competitivo.