dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Chitolina, Renati Fronza |
|
dc.contributor.author |
Carneiro, Eduardo Lorini |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T19:19:22Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T19:19:22Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; CARNEIRO, E. L. O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. Interfaces da Educação, Paranaíba, MS, v. 11, n.º 32, p. 542-570, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450/3584. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3123 |
|
dc.description.abstract |
O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TD)
provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007;
2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo
fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos
(2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de
aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A
reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar
e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do
Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La
Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O
processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes
manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração
do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados
evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como
potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos
registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração
do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada
grupo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação online |
pt_BR |
dc.title |
O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |