Abstract:
O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TD)
provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007;
2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo
fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos
(2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de
aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A
reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar
e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do
Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La
Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O
processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes
manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração
do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados
evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como
potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos
registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração
do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada
grupo.