dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
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dc.contributor.author |
Carneiro, Eduardo Lorini |
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dc.date.accessioned |
2022-06-02T19:22:13Z |
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dc.date.available |
2022-06-02T19:22:13Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. Antares: Letras e Humanidades, Caxias do Sul, RS, v. 12, n.º 28, p. 293-312, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9054/4477. Acesso em: 02 hun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3124 |
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dc.description.abstract |
Os jogos eletrônicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos
as características destes jogos a partir de uma pesquisa-ação realizada em
contexto educacional, verificando neles a atribuição do conceito de artefato
conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problemática: quais as
características dos jogos eletrônicos que potencializam neles a condição de
artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as
características de interatividade, ludicidade, imersão e ação cognitiva nos
jogos eletrônicos a partir de três jogos utilizados por estudantes do ensino
fundamental. Concluímos com a identificação de que tais características
desenvolvem a ação cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espaços
na narrativa, configurando os jogos eletrônicos como artefatos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade de Caxias do Sul |
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dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Artefato |
pt_BR |
dc.subject |
Ciberespaço |
pt_BR |
dc.subject |
Game studies |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos eletrônicos |
pt_BR |
dc.title |
Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |