DSpace Repository

Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos.

Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Carneiro, Eduardo Lorini
dc.date.accessioned 2022-06-02T19:22:13Z
dc.date.available 2022-06-02T19:22:13Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. Antares: Letras e Humanidades, Caxias do Sul, RS, v. 12, n.º 28, p. 293-312, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9054/4477. Acesso em: 02 hun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3124
dc.description.abstract Os jogos eletrônicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos as características destes jogos a partir de uma pesquisa-ação realizada em contexto educacional, verificando neles a atribuição do conceito de artefato conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problemática: quais as características dos jogos eletrônicos que potencializam neles a condição de artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as características de interatividade, ludicidade, imersão e ação cognitiva nos jogos eletrônicos a partir de três jogos utilizados por estudantes do ensino fundamental. Concluímos com a identificação de que tais características desenvolvem a ação cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espaços na narrativa, configurando os jogos eletrônicos como artefatos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade de Caxias do Sul pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Artefato pt_BR
dc.subject Ciberespaço pt_BR
dc.subject Game studies pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.title Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account