Abstract:
As relações estabelecidas entre os seres humanos transformam o viver e o
conviver na medida em que emergem das interações, das comunicações,
do compartilhamento do conhecer e da cooperação. Atualmente, o mundo
em que vivemos é ampliado de forma significativa, principalmente com
o desenvolvimento de tecnologias digitais (TDs), onde são configurados
os espaços digitais virtuais. Assim, emerge a questão sobre: Como
desenvolvemos processos interativos em espaços híbridos para a construção
do conhecimento? No contexto do GP-IDENTIFICAÇÃO, desenvolvemos o
projeto de pesquisa “IDENTIFICAÇÃO”. A abordagem da pesquisa é por
meio de Estudo de Caso, de Natureza Exploratória, com Análise Qualitativa
e Quantitativa dos dados empíricos. As unidades exploradas são: presença
e telepresença, nas participações dos estudantes em espaços geográficos e
digitais virtuais; perturbação, no compartilhamento dos conhecimentos; e,
construção do conhecimento, a partir dos processos de interação vivenciadas
nas atividades. Os resultados evidenciados são baseados nos registros
realizados pelos estudantes no desenvolvimento da pesquisa, mostrando que os espaços híbridos são configurados no viver e conviver com o outro, por
meio da presença nas atividades, da evidência de perturbação e da interação,
a fim de potencializar a copresença. No entanto, chamamos a atenção às
dificuldades de telepresença e de efetivar o processo de interação.