DSpace Repository

O viver e o conviver em espaços híbridos: o processo de interação para potencializar a copresença

Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Barchinsk, Karen Cardoso
dc.contributor.author Silva, Ana Carolina dos Anjos Pereira da
dc.contributor.author Tarragô, Lenon da Silva
dc.date.accessioned 2022-06-02T19:27:33Z
dc.date.available 2022-06-02T19:27:33Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation BACKES, L. et al. O viver e o conviver em espaços híbridos: o processo de interação para potencializar a copresença. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 14, n.º 36, p. 271-290, 2019. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/2104/1803. Acesso em: 02 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3125
dc.description.abstract As relações estabelecidas entre os seres humanos transformam o viver e o conviver na medida em que emergem das interações, das comunicações, do compartilhamento do conhecer e da cooperação. Atualmente, o mundo em que vivemos é ampliado de forma significativa, principalmente com o desenvolvimento de tecnologias digitais (TDs), onde são configurados os espaços digitais virtuais. Assim, emerge a questão sobre: Como desenvolvemos processos interativos em espaços híbridos para a construção do conhecimento? No contexto do GP-IDENTIFICAÇÃO, desenvolvemos o projeto de pesquisa “IDENTIFICAÇÃO”. A abordagem da pesquisa é por meio de Estudo de Caso, de Natureza Exploratória, com Análise Qualitativa e Quantitativa dos dados empíricos. As unidades exploradas são: presença e telepresença, nas participações dos estudantes em espaços geográficos e digitais virtuais; perturbação, no compartilhamento dos conhecimentos; e, construção do conhecimento, a partir dos processos de interação vivenciadas nas atividades. Os resultados evidenciados são baseados nos registros realizados pelos estudantes no desenvolvimento da pesquisa, mostrando que os espaços híbridos são configurados no viver e conviver com o outro, por meio da presença nas atividades, da evidência de perturbação e da interação, a fim de potencializar a copresença. No entanto, chamamos a atenção às dificuldades de telepresença e de efetivar o processo de interação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Fundação Carlos Chagas pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Espaços híbridos pt_BR
dc.subject Tecnologia digital pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Presença pt_BR
dc.subject Copresença pt_BR
dc.title O viver e o conviver em espaços híbridos: o processo de interação para potencializar a copresença pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account