DSpace Repository

Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Chitolina, Renati Fronza
dc.contributor.author Sciascia, Cláudia
dc.date.accessioned 2022-06-02T19:32:55Z
dc.date.available 2022-06-02T19:32:55Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; SCIASCIA, C. Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem. Psique, Lisboa, Portugal, v. XV, n.º 1, p. 128-143, 2019. Disponível em: https://revistapsique.autonoma.pt/wp-content/uploads/2020/11/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3126
dc.description.abstract Apesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil. No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender, aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Psique pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Construção do conhecimento pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Tecnologias analógicas e digitais pt_BR
dc.title Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account