dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Chitolina, Renati Fronza |
|
dc.contributor.author |
Sciascia, Cláudia |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T19:32:55Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T19:32:55Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; SCIASCIA, C. Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem. Psique, Lisboa, Portugal, v. XV, n.º 1, p. 128-143, 2019. Disponível em: https://revistapsique.autonoma.pt/wp-content/uploads/2020/11/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3126 |
|
dc.description.abstract |
Apesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices
apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais
em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir
de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil.
No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações
entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do
professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos
científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender,
aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Psique |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Construção do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias analógicas e digitais |
pt_BR |
dc.title |
Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |