Abstract:
A gestão universitária na atualidade, em seus contextos multiculturais, empreendedores e engajados a favor das diferenças e da diversidade, evidencia e percebe uma realidade emergente que é promover práticas disruptivas na direção da inclusão universitária. Todos os indivíduos que frequentam a universidade, como professores, alunos e funcionários com singularidades e características específicas, buscam reciprocidade, acessibilidade e principalmente amparo e receptividade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é evidenciar práticas disruptivas da gestão universitária comprometida com a inclusão. Este estudo apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um recorte de pesquisa, caracterizada por um estudo de caso, por meio de questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil, bem como uma revisão de literatura acerca da temática abordada. Os resultados preliminares sinalizam que há uma legislação que garante a inclusão, mas que mais ações precisam ser realizadas para o acolhimento. A cultura da inclusão ainda é um desafio. Práticas disruptivas devem ser instauradas e desenvolvidas nas universidades a favor de pessoas consideradas diferentes para inaugurar um ensino superior que caminha a favor da inclusão e reciprocidade nas relações.