Abstract:
A Universidade La Salle se configura como uma instituição que tem sua origem na
tradição de mais de 300 anos educando seus alunos para a vida. Tendo em vista esse
contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir o perfil da tutoria EaD, a fim
de que esse perfil dialogue com os princípios e valores lassalistas e com as diretrizes
educativas da Unilasalle, culminando em uma nova forma de aprender por meio da
modalidade a distância. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma
abordagem bibliográfica para compreender a história de La Salle e o universo da sua
perspectiva de educação, que reverbera até os dias de hoje nas instituições
lassalistas. Além disso, foram realizadas interações, via formulários Google, com os
tutores EaD do polo da cidade de Canoas/RS para saber seu contexto de atuação. A
partir disso, foi projetada uma formação continuada com os professores, tutores EaD,
a partir da proposição de um produto lúdico pensado para esse fim, chamado “Jogo
da Vida”. Esse produto recebeu contribuições de três educadores com perfis distintos,
para avaliar diferentes dimensões do jogo. Com essa proposta, espera-se, por meio
da ludicidade, contribuir para uma formação que leve a uma reflexão sobre como os
valores lassalistas podem fazer parte das práticas dos tutores/educadores. Com a
implementação do Jogo, há a possibilidade de chamar a atenção para questões que
dialogam com a educação de modo geral, a fim de que seja delineada uma nova
caminhada para que seja possível remodelar e realizar a atualização necessária para
as práticas educativas.