DSpace Repository

O “jogo da vida” como um espaço lúdico para compartilhar história e memórias: contribuições para os processos de formação continuada de tutores na Unilasalle

Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira, Ione Maria Franco
dc.date.accessioned 2022-08-29T16:45:51Z
dc.date.available 2022-08-29T16:45:51Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation TEIXEIRA, I. M. F. O “jogo da vida” como um espaço lúdico para compartilhar história e memórias: contribuições para os processos de formação continuada de tutores na Unilasalle. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3257. Acesso em: 23 fev. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3257
dc.description.abstract A Universidade La Salle se configura como uma instituição que tem sua origem na tradição de mais de 300 anos educando seus alunos para a vida. Tendo em vista esse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir o perfil da tutoria EaD, a fim de que esse perfil dialogue com os princípios e valores lassalistas e com as diretrizes educativas da Unilasalle, culminando em uma nova forma de aprender por meio da modalidade a distância. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma abordagem bibliográfica para compreender a história de La Salle e o universo da sua perspectiva de educação, que reverbera até os dias de hoje nas instituições lassalistas. Além disso, foram realizadas interações, via formulários Google, com os tutores EaD do polo da cidade de Canoas/RS para saber seu contexto de atuação. A partir disso, foi projetada uma formação continuada com os professores, tutores EaD, a partir da proposição de um produto lúdico pensado para esse fim, chamado “Jogo da Vida”. Esse produto recebeu contribuições de três educadores com perfis distintos, para avaliar diferentes dimensões do jogo. Com essa proposta, espera-se, por meio da ludicidade, contribuir para uma formação que leve a uma reflexão sobre como os valores lassalistas podem fazer parte das práticas dos tutores/educadores. Com a implementação do Jogo, há a possibilidade de chamar a atenção para questões que dialogam com a educação de modo geral, a fim de que seja delineada uma nova caminhada para que seja possível remodelar e realizar a atualização necessária para as práticas educativas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Lassalista pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title O “jogo da vida” como um espaço lúdico para compartilhar história e memórias: contribuições para os processos de formação continuada de tutores na Unilasalle pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Manga, Patrícia Kayser Vargas pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account