Abstract:
A pandemia de COVID-19 trouxe diferentes atravessamentos para as áreas de gestão cultural – abrangendo
artistas, produtores, instituições culturais e museais. Dos desafi os refl etidos acerca das demandas por isolamento e
distanciamento social por parte da pandemia, surgiram diferentes práticas vinculadas ao universo digital. Utilizando
a metodologia de netnografi a digital, de Kozinets (2014), este artigo investiga aspectos respectivos à natureza das
apropriações digitais empreendidas pelas diferentes instituições museais referentes à produção e compartilhamento das
memórias da pandemia, tendo foco nas ações digitais das instituições participantes do evento 14ª Primavera dos Museus:
Mundo Digital em Transformação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 21 a 27 de setembro de
2020. Da programação da 14ª Primavera dos Museus com 520 participantes, foram rastreadas 56 instituições participantes
que fi zeram referência direta à pandemia (46 à palavra pandemia e 10 à palavra COVID-19), das quais surgiram subgrupo
de sete compondo resultados contextualizados nesse artigo. Nas discussões relacionadas às intersecções dos museus com
a comunicação digital, surgem possibilidades de refl exão do papel signifi cativo dos públicos em relação aos museus, e,
principalmente, acerca do papel relacionado à participação social, à colaboração e à coocriação; abrangendo novas formas
de pensar tanto dos museus quanto em relação às possíveis interações que se possa vivenciar a partir desse processo.