Abstract:
A presente pesquisa pretende investigar a transmissão geracional de memórias
negras de cuidado de si, isto é, do exercício da transformação da alma, através de
letras de samba de compositores afro brasileiros, entendendo sua transmissão como
um processo que não só faz viver identidades, mas também lega heranças culturais
que acabam por consistir numa maneira de estar no mundo. Através de análise
documental, foi possível estabelecer um corpus de 12 canções de compositores como
Candeia, Paulinho da Viola, Xande de Pilares, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho,
Claudemir Rastafari, André Renato e Martinho da Vila. Focalizam-se autores da
memória social, agregando-se alguns olhares fundamentais de pensadores africanos
e afro diaspóricos. Investigaram-se as mensagens de cuidado de si segundo oito
categorias de análise: 1. Do cultivo da esperança; 2. Do exercício do perdão;
3. Do exercício do amor; 4. Da transformação dos pensamentos e intenções em
direção à virtude; 5. Da transformação das ilusões em consciência; 6. Do exercício da
perseverança; 7. Da prática do bem; e 8. Da busca por dar sentido à vida. O estudo
aponta para a presença de conteúdos memoriais de cuidado de si transmitidos entre
as diversas gerações através de mensagens em forma de descrições, axiomas,
conselhos e convocações coletivas que descrevem desenhos utópicos de novos
futuros. Compreende-se o samba como um rico espaço de memória que contribui para
manter viva, através das linhas de transmissão geracional, a consciência reutópica brasileira.