dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
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dc.contributor.author |
Silva, Denise Regina Quaresma da |
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dc.contributor.author |
Teixeira, Cristiane Rollsing |
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dc.date.accessioned |
2023-09-01T17:07:22Z |
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dc.date.available |
2023-09-01T17:07:22Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, C. R. ; SILVA, D. R. Q. ; JUNG, H. S. Por uma educação crítica: o ensino de História na educação de jovens e adultos sob a perspectiva de Paulo Freire. Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 27, p. 1-14, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/issue/view/378/showToc. Acesso em: 01 set. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3548 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo tem o objetivo de abordar o ensino de
História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do preceito da
criticidade de Paulo Freire como ato inerente ao ensino. Para tanto, será
contextualizada essa modalidade no Brasil, assim como a disciplina de
História, tão relevante no desenvolvimento do senso crítico. Percebese que o estudante da EJA chega à escola com muitas expectativas, já
que desistiram várias vezes do ensino, até mesmo por anos. A EJA é o
reencontro com a escola, com o ato de estudar e buscar a cidadania, o
empoderamento e a contextualização do mundo. Além da criticidade,
a afetividade faz-se necessária para que esse retorno cumpra o objetivo
de acolhida. Para tanto, a Educação bancária não pode ser considerada,
havendo relações com a pedagogia do educador Paulo Freire, que, por meio de sua vasta obra, deixou diversas e importantes contribuições para
o ensino, especialmente ao de jovens e adultos que retornam ansiosos e
inseguros às salas de aula. Ademais, a História tem a chance de interagir
com as ideias e as práticas encontradas na obra desse educador. A análise
será a partir da experiência empírica em turmas de EJA e de teóricos
como Bloch (2001) e Hobsbawm (1998), que trabalham com a iniciação
teórica à ciência histórica, e pesquisadores-educadores como Gadotti
(2003), Moll (2011) e Andreola e Jung (2016). Portanto, percebe-se
que a referida disciplina cumpre seu papel de consciência de mundo,
emancipação e senso de cidadania aos estudantes. Todavia há muito o que
crescer em termos educacionais a fim de uma maior aproximação com o
método freiriano. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Universidade de Caixas do Sul |
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dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
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dc.subject |
História |
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dc.subject |
Estudantes |
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dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.title |
Por uma educação crítica: o ensino de História na educação de jovens e adultos sob a perspectiva de Paulo Freire |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |