dc.contributor.author |
Trezzi, Clóvis |
|
dc.contributor.author |
Bohn, Lilian |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-08T13:56:49Z |
|
dc.date.available |
2023-09-08T13:56:49Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
BOHN, L. ; TREZZI, C. Formação de professores no Brasil: diálogos, consensos e dissensos. Revista Educação & Ensino, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 1-32, 2023. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/360. Acesso em: 06 set. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3588 |
|
dc.description.abstract |
O presente ensaio colocaum artigo científico em interlocução com um documento legal, sendo ambos os textos do campo da Educação. Oensaio ampara-se em recortesde“Concepções e práticas na formação de professores e professoras para a educação básica”, de Bernadete Gatti,e em excertos da Resolução CNE/CP Nº 2, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (EB) e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores daEB (BNC-Formação).Conforme Gil(2008), ametodologiautilizada tipifica-se como de abordagem qualitativa, realizadapor meio de pesquisa exploratóriae bibliográfica.Acoleta dos dados deu-se por meio de consulta bibliográfica e a endereçoseletrônicos.As interlocuções realizadasentre os aportes teóricosreferidos têmcomo objetivos: a)geral:elucidar algumas visões contemporâneas acerca dotema “formação de professores”; b) específico:buscar encontrar algumas respostas, bem como consensos e dissensos.Como considerações finais, embora não esgotemo assunto, pode-se dizer quealguns excertos da Resolução CNE/CP Nº 2 respondem a algumas questões levantadas por Gatti.Como um exemplo de consenso entre os textos está ouso do portfólio na formação de docentes. Como um exemplo de dissenso, tem-se a permanência da assertiva de Gatti,quanto àfalta de um currículo equilibrado, voltado à formação de professores no contexto das licenciaturas, apesar da recente publicação da Resolução CNE/CP Nº 2, por esta conter um statusaltamente técnico,advindo da vinculação total das DCN à Base Nacional ComumCurricular (BNCC). |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
UniAteneu Centro Universitário |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
BNC-Formação |
pt_BR |
dc.title |
Formação de professores no Brasil: diálogos, consensos e dissensos. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo publicado em periódico |
pt_BR |