DSpace Repository

Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Costa, Fernanda Roth da
dc.contributor.author Avelino Filha, Bernadeth Vital
dc.date.accessioned 2023-11-16T19:23:00Z
dc.date.available 2023-11-16T19:23:00Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 72, p. 343–356, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/67489. Acesso em: 16 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3682
dc.description.abstract O trabalho apresenta reflexões na defesa de uma escola cada vez mais educadora e conectada com as urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. É nesse sentido que a investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes da área, permitindo a análise das percepções vigentes e dos significados dessas tradições, contradições e influências da educação como um fenômeno social, de bases comunicativas das práticas escolares, que avançam em processos formativos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ciberespaço pt_BR
dc.title Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account