dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Costa, Fernanda Roth da |
|
dc.contributor.author |
Avelino Filha, Bernadeth Vital |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-16T19:23:00Z |
|
dc.date.available |
2023-11-16T19:23:00Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias, [S. l.], v. 24, n. 72, p. 343–356, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/67489. Acesso em: 16 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3682 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho apresenta reflexões na defesa de uma escola cada vez mais educadora e conectada com as
urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. É nesse sentido que a investigação se apoia em
diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da
(info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes
da área, permitindo a análise das percepções vigentes e dos significados dessas tradições, contradições e
influências da educação como um fenômeno social, de bases comunicativas das práticas escolares, que
avançam em processos formativos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior
proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e
contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado
por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se
como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato
permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que
ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ciberespaço |
pt_BR |
dc.title |
Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |