Abstract:
A chegada da pandemia nos faz repensar o olhar para a qualidade de vida,
inclusive em instituições de educação superior. Neste cenário, a docência
sofre, diretamente, impacto no seu ambiente de trabalho, nas formas de se
relacionar no processo de ensino-aprendizagem e no uso de novas
ferramentas tecnológicas para a educação. O artigo aborda a qualidade de
vida no trabalho docente. Este estudo tem por objetivo elaborar uma
estrutura de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Docente (G-QVTD)
para uma Universidade Comunitária do sul do Brasil. O método
desenvolvido utilizou o Design Science Research que busca o
desenvolvimento de artefatos para solucionar problemas reais. Dentre os
instrumentos para a coleta de dados utilizou-se grupos focais com
lideranças estratégicas da instituição em foco. O campo empírico, objeto
deste estudo, é uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os
resultados são expressos em dez macroelementos, a saber: Políticas,
Estratégia, Processos, Liderança, Estrutura, Recursos, Cultura,
Recompensas, Resultados e Adaptabilidade. Este último macroelemento
denota uma nova configuração no processo de entendimento na qualidade
vida no trabalho decorrente dos novos cenários pandêmicos e póspandêmicos. As considerações finais apontam para a necessidade de
definição de uma política institucional docente que apoie a estratégia e a
implementação do arcabouço da organização alinhados à cultura
organizacional.