Abstract:
O artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão
problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo
atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar
o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos
professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange
às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa
na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos
dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e
design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica
que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura
organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar.