dc.contributor.author |
Fortuna, Volnei |
|
dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-29T16:57:27Z |
|
dc.date.available |
2023-11-29T16:57:27Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
FORTUNA, V.; JUNG, H. S. As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. Revista DDD, n. 3, p. 21-34, dez., 2023. Disponível em: https://desafiosdeldesarrollo.uno.edu.ar/numero-actual/. Acesso em: 29 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3755 |
|
dc.description.abstract |
O artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão
problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo
atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar
o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos
professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange
às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa
na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos
dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e
design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica
que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura
organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Metodologia ativa |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inovadora |
pt_BR |
dc.title |
As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |