DSpace Repository

As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes

Show simple item record

dc.contributor.author Fortuna, Volnei
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.date.accessioned 2023-11-29T16:57:27Z
dc.date.available 2023-11-29T16:57:27Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation FORTUNA, V.; JUNG, H. S. As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. Revista DDD, n. 3, p. 21-34, dez., 2023. Disponível em: https://desafiosdeldesarrollo.uno.edu.ar/numero-actual/. Acesso em: 29 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3755
dc.description.abstract O artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Práxis pedagógica pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Educação inovadora pt_BR
dc.title As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account