dc.contributor.author |
Zanotelli, Claudia Jéssica |
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dc.date.accessioned |
2023-12-14T16:51:31Z |
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dc.date.available |
2023-12-14T16:51:31Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
ZANOTELLI, C. J. Rearquitetando memórias: o patrimônio da Comunidade do Bocó através de uma escola desativada em Caraá/RS. 2023. 150 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3769. Acesso em: 14 dez. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3769 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e
Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural. Com referencial
sobre memória, patrimônio, identidade e arquitetura, ancorado por autores que
dissertam sobre memória coletiva e individual e sua percepção através da visão do
patrimônio arquitetônico como bem cultural. Além de embasamento de autores e
arquitetos que executaram projetos de rearquitetura de espaços desativados
oferecendo-o às pessoas com novas opções de uso, baseado na funcionalidade e
relação identitária dos usuários com o bem edificado. A partir disso entendeu-se que
o objetivo geral deste trabalho se define em compreender as memórias da
Comunidade do Bocó e sua relação identitária com a escola desativada a fim de
torná-la útil novamente, assim qual seria a forma de rearquitetar esta edificação
tornando funcional para o dia a dia dos moradores. Na realização desta pesquisa
também foram usados questionários e entrevistas como forma de encontrar as
respostas para o problema de entender a importância da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Pedro Álvares Cabral nas memórias e narrativas dos moradores da
Comunidade do Bocó em Caraá/RS. Após as etapas metodológicas necessárias
como pesquisa bibliográfica e documental, saídas de campo, análises de imagens e
projetos arquitetônicos e entrevistas, obteve-se como produto final um projeto de
rearquitetura da Escola do Bocó. O mesmo visa atender as demandas prioritárias da
comunidade com um perfil multiuso, que atende diferentes idades e necessidades,
além de manter a estrutura original da escola. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Rearquitetura |
pt_BR |
dc.subject |
Rearquitetura |
pt_BR |
dc.subject |
Escola desativada |
pt_BR |
dc.title |
Rearquitetando memórias: o patrimônio da Comunidade do Bocó através de uma escola desativada em Caraá/RS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bem, Judite Sanson de |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais |
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dc.publisher.country |
BR |
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dc.contributor.advisorco |
Almerão, Maurício Pereira |
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