Abstract:
Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e
Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural. Com referencial
sobre memória, patrimônio, identidade e arquitetura, ancorado por autores que
dissertam sobre memória coletiva e individual e sua percepção através da visão do
patrimônio arquitetônico como bem cultural. Além de embasamento de autores e
arquitetos que executaram projetos de rearquitetura de espaços desativados
oferecendo-o às pessoas com novas opções de uso, baseado na funcionalidade e
relação identitária dos usuários com o bem edificado. A partir disso entendeu-se que
o objetivo geral deste trabalho se define em compreender as memórias da
Comunidade do Bocó e sua relação identitária com a escola desativada a fim de
torná-la útil novamente, assim qual seria a forma de rearquitetar esta edificação
tornando funcional para o dia a dia dos moradores. Na realização desta pesquisa
também foram usados questionários e entrevistas como forma de encontrar as
respostas para o problema de entender a importância da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Pedro Álvares Cabral nas memórias e narrativas dos moradores da
Comunidade do Bocó em Caraá/RS. Após as etapas metodológicas necessárias
como pesquisa bibliográfica e documental, saídas de campo, análises de imagens e
projetos arquitetônicos e entrevistas, obteve-se como produto final um projeto de
rearquitetura da Escola do Bocó. O mesmo visa atender as demandas prioritárias da
comunidade com um perfil multiuso, que atende diferentes idades e necessidades,
além de manter a estrutura original da escola.