Abstract:
O objetivo desta dissertação é o de estudar as memórias da Escola de Educação
Básica de Meleiro, em Meleiro, Santa Catarina, e lhes dar visibilidade por meio da
criação de um espaço memorial. O referencial teórico aborda a memória social e a
memória organizacional, temáticas da linha de pesquisa Memória, Cultura e Gestão
do Mestrado Profissional Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle.
A metodologia se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e analisa, segundo a
análise de conteúdo, as informações tendo por base entrevistas semiestruturadas,
documentos e artefatos. Foram realizadas sete entrevistas com pessoas da
comunidade escolar da Escola de Educação Básica de Meleiro, bem como também
foram analisados documentos da escola. Os resultados das análises realizadas
serviram de embasamento para a reestruturação de uma exposição permanente,
um espaço memorial da Escola de Educação Básica de Meleiro, denominado
Memorial Minha Escola Tem Memória, produto final do mestrado. Nesse espaço,
estão expostos, de maneira a fazer sentido para a memória organizacional, objetos e
documentos da pesquisa para que tenham visibilidade pública. Dessa forma, o
ambiente se torna um lugar de estudos, de vivências e rememorações e da memória
coletiva da instituição de ensino, servindo como ambiente de estudo e pesquisa para
os atuais e futuros estudantes, professores e comunidade de Meleiro. Além disso, os
resultados das análises indicaram que o Memorial “Minha Escola Tem Memória” é
um espaço de aprendizagens, de convívio de pessoas, lugar de memórias
individuais, coletivas e sociais. Por meio da repercussão positiva do Memorial na
comunidade interna e externa, a temática da memória escolar emergiu como uma
evidência de que a escola pode servir como uma instituição organizadora de
memórias cercada de sensibilidade e humanidade.