Abstract:
Este estudo está inserido na linha de pesquisa: Memória e Linguagens Culturais no
qual aborda a relação entre o ensino da língua inglesa e a alimentação escolar,
buscando entender como a inserção de vocábulos em inglês pode influenciar a
memória afetiva e as escolhas alimentares saudáveis dos estudantes do ensino
fundamental da Escola de Educação Básica Castro Alves. O estudo baseou-se em
uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos relacionados ao tema; como a
importância da memória social e memória coletiva na formação dos hábitos
alimentares saudáveis, o papel da língua inglesa na construção do ensino
aprendizagem em atividades cotidianas como a elaboração de cardápios escolares e
como a influência do ambiente escolar pode promover escolhas saudáveis em relação
a merenda escolar. A pesquisa foi realizada na Escola de Educação Básica Castro
Alves, onde todos os estudantes tiveram a oportunidade de participar das atividades
de aprendizado da língua inglesa relacionadas à alimentação, assim como a
comunidade escolar também estava inserida neste contexto através dos grupos de
WhatsApp os quais eram divulgados semanalmente os cardápios alimentares. Os
resultados deste estudo mostraram que o ensino da língua inglesa proporcionou a
criação de conexões positivas com a alimentação escolar, contribuindo para a
formação de memórias afetivas relacionadas a alimentos saudáveis.