Abstract:
Este estudo dedicou-se à análise das expressões identitárias e culturais manjacas na
multifacetada obra de Roberto Mendes, poeta e pintor pertencente à etnia manjaca,
da região de Cacheu, na Guiné-Bissau. Empregando uma abordagem exploratória e
descritiva, esta pesquisa adotou métodos qualitativos e a História Oral para mergulhar
nas narrativas biográficas de Mendes. O escopo foi entender como as suas
experiências pessoais se entrelaçam à sua arte, refletindo-se tanto em sua poesia
quanto em sua pintura. Detalhadas entrevistas com Mendes permitiram explorar as
nuances da cultura manjaca, estabelecendo um diálogo entre memórias individuais e
coletivas. A pesquisa também foi enriquecida pelo testemunho de Frei José Marques
Henriques, figura influente na vida de Mendes, tanto na Guiné-Bissau quanto em
Portugal, onde o artista continuou a sua formação acadêmica. A interação entre
Mendes e Marques ilumina a complexidade das influências culturais e espirituais na
obra do artista. Uma análise de sua obra, tanto poética quanto pictórica, revela um
diálogo contínuo entre o local e o global, evidenciando a importância da memória
social e do senso de pertença étnico na construção de uma identidade que transcende
fronteiras geográficas. Isso reflete um compromisso ético com a cultura africana e uma
responsabilidade para com a comunidade em um contexto pós-colonial.