DSpace Repository

O manoelês que existe em nós: proposta de metodologia de aprendizagem de literatura ressignificando memórias individuais

Show simple item record

dc.contributor.author Kupka, João Guilherme Ritter
dc.date.accessioned 2024-04-22T13:39:55Z
dc.date.available 2024-04-22T13:39:55Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation KUPKA, J. G. R. O manoelês que existe em nós: proposta de metodologia de aprendizagem de literatura ressignificando memórias individuais. 2023. 107 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3891. Acesso em: 19 abr. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3891
dc.description.abstract Este é um trabalho de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e se insere na Linha de pesquisa Memória e linguagens culturais. Tem como problema de pesquisa: como a linguagem poética de autoficção pode contribuir para os processos de educação como um todo no seu papel (re)significador de memórias. O objetivo geral é construir uma metodologia de ensino de Literatura para o 5o ano do Ensino Fundamental do município de Esteio/RS. Dessa forma, privilegia-se uma proposta de aprendizagem com o uso de Metodologias Ativas, a partir das memórias desses alunos instigadas pela poesia de Manoel de Barros. Para tanto, foi criado um produto que consiste em um percurso formativo de cinco encontros tendo como pano de fundo a poesia do autor citado e propostas de atividades. Como resultados, após a aplicação da proposta em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS, constatamos um aumento no interesse pela leitura e escrita das crianças, além de indicar o desenvolvimento de forma mais eficiente das competências de escrita e leitura no público submetido. A metodologia utilizada é exploratória, qualitativa com análise de conteúdo. Como autores principais do campo teórico sobre memória, nos valemos de Halbwachs (1990) e Candau (2021); sobre estudos de literatura, Todorov (2020) e Moriconi (2002); sobre aprendizagem, Pacheco (2024) e a BNCC - Base Nacional Comum curricular (2017). pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.title O manoelês que existe em nós: proposta de metodologia de aprendizagem de literatura ressignificando memórias individuais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Lúcia Regina Lucas da
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais
dc.publisher.country BR
dc.contributor.advisorco Borges, Maria de Lourdes


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account