Abstract:
Este é um trabalho de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em
Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e se insere na Linha de
pesquisa Memória e linguagens culturais. Tem como problema de pesquisa: como a
linguagem poética de autoficção pode contribuir para os processos de educação
como um todo no seu papel (re)significador de memórias. O objetivo geral é
construir uma metodologia de ensino de Literatura para o 5o ano do Ensino
Fundamental do município de Esteio/RS. Dessa forma, privilegia-se uma proposta
de aprendizagem com o uso de Metodologias Ativas, a partir das memórias desses
alunos instigadas pela poesia de Manoel de Barros. Para tanto, foi criado um
produto que consiste em um percurso formativo de cinco encontros tendo como
pano de fundo a poesia do autor citado e propostas de atividades. Como resultados,
após a aplicação da proposta em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental
da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS, constatamos um aumento no interesse
pela leitura e escrita das crianças, além de indicar o desenvolvimento de forma mais
eficiente das competências de escrita e leitura no público submetido. A metodologia
utilizada é exploratória, qualitativa com análise de conteúdo. Como autores
principais do campo teórico sobre memória, nos valemos de Halbwachs (1990) e
Candau (2021); sobre estudos de literatura, Todorov (2020) e Moriconi (2002); sobre
aprendizagem, Pacheco (2024) e a BNCC - Base Nacional Comum curricular (2017).