Abstract:
A presente investigação insere-se no campo de estudos em memória social, na linha
de pesquisa em memória, cultura e identidade, relacionando os conceitos de
patrimônio cultural, autenticidade, arquitetura escolar e acessibilidade. O campo
empírico é formado pelas edificações do Colégio La Salle Dores e conjunto de prédios
centenários da Universidade La Salle. Seu problema de pesquisa consiste na seguinte
indagação: Como intervir, a partir do campo da arquitetura, em edificações escolares
de interesse histórico-cultural, buscando atender às exigências da legislação vigente
sobre acessibilidade, minimizando os impactos causados por alterações em seus
ambientes e ou estruturas? O trabalho tem como objetivo geral: discutir sobre
intervenções para a acessibilidade em edificações escolares centenárias; e como
objetivos específicos: (a) analisar diretrizes para conservação, preservação e restauro
(Carta de Veneza-1964) em edificações escolares de valor histórico e cultural,
introduzindo um novo elemento, o de intervenções para acessibilidade; (b) organizar
um ebook com imagens, informações e orientações sobre instalação de materiais para
acessibilidade em edificações centenárias que são patrimônio ou de interesse cultural,
de forma a gerar o menor impacto nestas edificações, zelando pelo patrimônio
arquitetônico. Metodologicamente pretende-se trabalhar com o estudo dos projetos
para atender a legislação referente à acessibilidade, como também, no diagnóstico
das soluções adotadas, isto é, observar se nas soluções técnicas, foram consideradas
as características arquitetônicas, materiais usados, arranjo estrutural e as
peculiaridades do ambiente construído. Para tanto, foram realizados registros
fotográficos, visitas aos locais e entrevistas com gestores envolvidos no processo.