DSpace Repository

Acessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS)

Show simple item record

dc.contributor.author Feistauer, Maria Luiza
dc.date.accessioned 2024-05-27T15:16:53Z
dc.date.available 2024-05-27T15:16:53Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation FEISTAUER, M. L. Acessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS). 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Memória e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3895. Acesso em: 27 maio 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3895
dc.description.abstract A presente investigação insere-se no campo de estudos em memória social, na linha de pesquisa em memória, cultura e identidade, relacionando os conceitos de patrimônio cultural, autenticidade, arquitetura escolar e acessibilidade. O campo empírico é formado pelas edificações do Colégio La Salle Dores e conjunto de prédios centenários da Universidade La Salle. Seu problema de pesquisa consiste na seguinte indagação: Como intervir, a partir do campo da arquitetura, em edificações escolares de interesse histórico-cultural, buscando atender às exigências da legislação vigente sobre acessibilidade, minimizando os impactos causados por alterações em seus ambientes e ou estruturas? O trabalho tem como objetivo geral: discutir sobre intervenções para a acessibilidade em edificações escolares centenárias; e como objetivos específicos: (a) analisar diretrizes para conservação, preservação e restauro (Carta de Veneza-1964) em edificações escolares de valor histórico e cultural, introduzindo um novo elemento, o de intervenções para acessibilidade; (b) organizar um ebook com imagens, informações e orientações sobre instalação de materiais para acessibilidade em edificações centenárias que são patrimônio ou de interesse cultural, de forma a gerar o menor impacto nestas edificações, zelando pelo patrimônio arquitetônico. Metodologicamente pretende-se trabalhar com o estudo dos projetos para atender a legislação referente à acessibilidade, como também, no diagnóstico das soluções adotadas, isto é, observar se nas soluções técnicas, foram consideradas as características arquitetônicas, materiais usados, arranjo estrutural e as peculiaridades do ambiente construído. Para tanto, foram realizados registros fotográficos, visitas aos locais e entrevistas com gestores envolvidos no processo. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Arquitetura pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Arquitetura escolar pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject Colégio La Salle Dores pt_BR
dc.subject Universidade La Salle pt_BR
dc.title Acessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS) pt_BR
dc.type Dissetação pt_BR
dc.contributor.advisor Graebin, Cleusa Maria Gomes
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais
dc.publisher.country BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account