Abstract:
Este trabalho se insere no campo interdisciplinar da Memória social na linha de
pesquisa Memória e linguagens culturais do PPG em Memória Social e Bens Culturais
da Universidade La Salle. A partir de narrativas memoriais sobre as práticas de
professoras de língua inglesa do ensino fundamental II pretendeu-se evocar a
importância de utilizar estratégias e habilidades a explorarem oportunidades de
aprendizado da língua inglesa. A investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se
a partir da metodologia exploratória por meio de entrevistas com professores de língua
inglesa de uma escola da rede estadual e de uma escola da rede privada do município
de Araranguá-SC. Assim, o problema de pesquisa consiste em: Como a construção
de memória de professores sobre as aulas de inglês podem se tornar material didático
para aulas de Língua Inglesa no Ensino fundamental? Para responder a este
problema, tem-se como objetivo: Criar uma proposta de ensino de Língua Inglesa de
forma lúdica para o Ensino Fundamental II a partir da construção de memória de
professores. O produto final é um e-book que consiste em apresentação e
aplicabilidade de atividades usando jogos antigos e modernos, ressignificando
memórias desses professores do tempo em que eram alunos e como aprendiam. Com
essa proposta, espera-se, por meio da ludicidade, contribuir e fornecer subsídios a
professores de língua inglesa a fim de ajudá-los a preparar aulas mais lúdicas e
eficazes, colocando-as em prática em sala de aula. Além disso, espera-se revitalizar
importância o trabalho pedagógico com as quatro habilidades: audição, leitura, escrita
e fala.