dc.contributor.author |
Pereira, Mônica de Sá Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-27T15:25:49Z |
|
dc.date.available |
2024-05-27T15:25:49Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, M. S. G. Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental. 2024. 78 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3896. Acesso em: 27 maio 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3896 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho se insere no campo interdisciplinar da Memória social na linha de
pesquisa Memória e linguagens culturais do PPG em Memória Social e Bens Culturais
da Universidade La Salle. A partir de narrativas memoriais sobre as práticas de
professoras de língua inglesa do ensino fundamental II pretendeu-se evocar a
importância de utilizar estratégias e habilidades a explorarem oportunidades de
aprendizado da língua inglesa. A investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se
a partir da metodologia exploratória por meio de entrevistas com professores de língua
inglesa de uma escola da rede estadual e de uma escola da rede privada do município
de Araranguá-SC. Assim, o problema de pesquisa consiste em: Como a construção
de memória de professores sobre as aulas de inglês podem se tornar material didático
para aulas de Língua Inglesa no Ensino fundamental? Para responder a este
problema, tem-se como objetivo: Criar uma proposta de ensino de Língua Inglesa de
forma lúdica para o Ensino Fundamental II a partir da construção de memória de
professores. O produto final é um e-book que consiste em apresentação e
aplicabilidade de atividades usando jogos antigos e modernos, ressignificando
memórias desses professores do tempo em que eram alunos e como aprendiam. Com
essa proposta, espera-se, por meio da ludicidade, contribuir e fornecer subsídios a
professores de língua inglesa a fim de ajudá-los a preparar aulas mais lúdicas e
eficazes, colocando-as em prática em sala de aula. Além disso, espera-se revitalizar
importância o trabalho pedagógico com as quatro habilidades: audição, leitura, escrita
e fala. |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.title |
Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
|
dc.degree.local |
Canoas, RS |
|