DSpace Repository

Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Mônica de Sá Gomes
dc.date.accessioned 2024-05-27T15:25:49Z
dc.date.available 2024-05-27T15:25:49Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.citation PEREIRA, M. S. G. Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental. 2024. 78 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3896. Acesso em: 27 maio 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3896
dc.description.abstract Este trabalho se insere no campo interdisciplinar da Memória social na linha de pesquisa Memória e linguagens culturais do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. A partir de narrativas memoriais sobre as práticas de professoras de língua inglesa do ensino fundamental II pretendeu-se evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades a explorarem oportunidades de aprendizado da língua inglesa. A investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se a partir da metodologia exploratória por meio de entrevistas com professores de língua inglesa de uma escola da rede estadual e de uma escola da rede privada do município de Araranguá-SC. Assim, o problema de pesquisa consiste em: Como a construção de memória de professores sobre as aulas de inglês podem se tornar material didático para aulas de Língua Inglesa no Ensino fundamental? Para responder a este problema, tem-se como objetivo: Criar uma proposta de ensino de Língua Inglesa de forma lúdica para o Ensino Fundamental II a partir da construção de memória de professores. O produto final é um e-book que consiste em apresentação e aplicabilidade de atividades usando jogos antigos e modernos, ressignificando memórias desses professores do tempo em que eram alunos e como aprendiam. Com essa proposta, espera-se, por meio da ludicidade, contribuir e fornecer subsídios a professores de língua inglesa a fim de ajudá-los a preparar aulas mais lúdicas e eficazes, colocando-as em prática em sala de aula. Além disso, espera-se revitalizar importância o trabalho pedagógico com as quatro habilidades: audição, leitura, escrita e fala. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Inglesa pt_BR
dc.title Memória e ludicidade no ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Lúcia Regina Lucas da
dc.degree.local Canoas, RS


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account