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Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá

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dc.contributor.author Rocha, Alessandra Francelino Pereira
dc.date.accessioned 2024-05-27T15:31:04Z
dc.date.available 2024-05-27T15:31:04Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.citation ROCHA, A. F. P. Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá. 2024. 124 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3897. Acesso em: 27 maio 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3897
dc.description.abstract A dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), é de natureza qualitativa e exploratória, vinculada a bases hermenêuticas, seguindo os passos: Seleção de fontes para a constituição do corpus; Leitura dos referenciais teóricos selecionados; Seleção de produções científicas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e metodologias alternativas; Identificação e análise das memórias dos estudantes egressos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), auferidas por meio da roda de conversa; Interpretação dos dados coletados e implementação na narrativa final. A abordagem hermenêutica foi adotada para a revisão de literatura e compreensão das memórias dos estudantes. Do ponto de vista educacional, as relações e o reconhecimento de experiências com o outro ocorrem pela abertura ao diálogo e à tradição, tendo o horizonte do passado com o presente como referência. Estudos destacam que os principais fatores que colaboram para que o estudante não conclua a educação básica são a necessidade de ingressar cedo no mercado de trabalho e a metodologia adotada pelo professor. A questão norteadora foi: A partir das memórias dos estudantes egressos do CEJA, de que forma o reconhecimento e o incentivo a metodologias diferenciadas podem promover a conclusão dos estudos na EJA? A dissertação investigou tendências metodológicas na EJA por meio de mapeamento de trabalhos científicos e memórias dos estudantes auferidas por meio da roda de conversa. Os resultados mostram as principais tendências atuais, mas poucas iniciativas para criar estratégias metodológicas. Propôs-se uma atualização didático-metodológica por meio de uma roda de conversa, estudando os potenciais metodológicos da EJA. O produto final ofereceu sugestões de metodologias alternativas para apoio aos professores na melhoria do ensino na EJA como um direito social voltado à equidade, no sentido de criar estratégias metodológicas na práxis pedagógica. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights open Access
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject Pedagogias libertadoras pt_BR
dc.title Educação de Jovens e Adultos em abordagens metodológicas diferenciadas: um estudo no CEJA de Araranguá pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Conte, Elaine
dc.degree.local Canoas, RS


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