Abstract:
A dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e ao
Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), é de natureza
qualitativa e exploratória, vinculada a bases hermenêuticas, seguindo os passos:
Seleção de fontes para a constituição do corpus; Leitura dos referenciais teóricos
selecionados; Seleção de produções científicas sobre Educação de Jovens e Adultos
(EJA) e metodologias alternativas; Identificação e análise das memórias dos
estudantes egressos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), auferidas
por meio da roda de conversa; Interpretação dos dados coletados e implementação
na narrativa final. A abordagem hermenêutica foi adotada para a revisão de literatura
e compreensão das memórias dos estudantes. Do ponto de vista educacional, as
relações e o reconhecimento de experiências com o outro ocorrem pela abertura ao
diálogo e à tradição, tendo o horizonte do passado com o presente como referência.
Estudos destacam que os principais fatores que colaboram para que o estudante não
conclua a educação básica são a necessidade de ingressar cedo no mercado de
trabalho e a metodologia adotada pelo professor. A questão norteadora foi: A partir
das memórias dos estudantes egressos do CEJA, de que forma o reconhecimento e
o incentivo a metodologias diferenciadas podem promover a conclusão dos estudos
na EJA? A dissertação investigou tendências metodológicas na EJA por meio de
mapeamento de trabalhos científicos e memórias dos estudantes auferidas por meio
da roda de conversa. Os resultados mostram as principais tendências atuais, mas
poucas iniciativas para criar estratégias metodológicas. Propôs-se uma atualização
didático-metodológica por meio de uma roda de conversa, estudando os potenciais
metodológicos da EJA. O produto final ofereceu sugestões de metodologias
alternativas para apoio aos professores na melhoria do ensino na EJA como um direito
social voltado à equidade, no sentido de criar estratégias metodológicas na práxis
pedagógica.