Abstract:
Este é um trabalho de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e sua linha de
pesquisa é Memória e Linguagens Culturais. Possui como tema: Memórias de
Práticas de Gestão Escolar por meio do sistema de metas nos Anos Finais das
Escolas Municipais de Esteio-RS. Objetiva analisar a gestão escolar, tendo como
ferramenta de desempenho um sistema de metas utilizado por todas as unidades
escolares da Rede Municipal de Esteio, monitorando as práticas de gestão em duas
escolas, e buscando evidenciar a influência de metas e ações nos resultados de
aprendizagem. Nesse estudo, a problematização consiste na seguinte indagação:
“Como a memória social pode auxiliar na implementação efetiva de uma gestão por
metas para melhorar os processos de gestão educacional?” Buscou-se aportes
teóricos em Halbwachs (2003), Luck (2007; 2009; 2010), Libâneo (2007; 2013) e
Nóvoa (2007; 2015) para conceitos de memória, educação e gestão. A metodologia
utilizada para realização da pesquisa foi estudo de caso, além da observação
sistemática e participante. Com os dados obtidos, fizemos uma análise comparativa
para a verificação das relações entre duas escolas da Rede Municipal e suas
variáveis, a fim de corroborar ou não com a ideia principal, em que gerir a instituição
escolar por meio de aplicação de metas favorece um melhor desempenho dos
estudantes. Os dados mostraram que a gestão por metas tem melhor desempenho e
se distingue pela participação de todos os segmentos da comunidade, melhor
controle dos processos e mais transparência de dados entre os atores escolares.
Ambas as escolas pesquisadas tiveram desempenhos positivos e crescimento nos
dados de frequência e proficiência na figura dos gestores que envolveram todos os
segmentos na execução de metas e objetivos. Conclui-se que os fatores internos
das escolas desempenham papel importante e confirmam a relação existente entre o
papel do gestor e o desempenho da escola.