DSpace Repository

Memórias de práticas de gestão escolar por meio do sistema de metas nos anos finais das escolas municipais de esteio-rs

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Fabia Roseane Almeida da
dc.date.accessioned 2024-06-05T19:38:14Z
dc.date.available 2024-06-05T19:38:14Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3902
dc.description.abstract Este é um trabalho de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e sua linha de pesquisa é Memória e Linguagens Culturais. Possui como tema: Memórias de Práticas de Gestão Escolar por meio do sistema de metas nos Anos Finais das Escolas Municipais de Esteio-RS. Objetiva analisar a gestão escolar, tendo como ferramenta de desempenho um sistema de metas utilizado por todas as unidades escolares da Rede Municipal de Esteio, monitorando as práticas de gestão em duas escolas, e buscando evidenciar a influência de metas e ações nos resultados de aprendizagem. Nesse estudo, a problematização consiste na seguinte indagação: “Como a memória social pode auxiliar na implementação efetiva de uma gestão por metas para melhorar os processos de gestão educacional?” Buscou-se aportes teóricos em Halbwachs (2003), Luck (2007; 2009; 2010), Libâneo (2007; 2013) e Nóvoa (2007; 2015) para conceitos de memória, educação e gestão. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi estudo de caso, além da observação sistemática e participante. Com os dados obtidos, fizemos uma análise comparativa para a verificação das relações entre duas escolas da Rede Municipal e suas variáveis, a fim de corroborar ou não com a ideia principal, em que gerir a instituição escolar por meio de aplicação de metas favorece um melhor desempenho dos estudantes. Os dados mostraram que a gestão por metas tem melhor desempenho e se distingue pela participação de todos os segmentos da comunidade, melhor controle dos processos e mais transparência de dados entre os atores escolares. Ambas as escolas pesquisadas tiveram desempenhos positivos e crescimento nos dados de frequência e proficiência na figura dos gestores que envolveram todos os segmentos na execução de metas e objetivos. Conclui-se que os fatores internos das escolas desempenham papel importante e confirmam a relação existente entre o papel do gestor e o desempenho da escola. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Metas pt_BR
dc.subject Desempenho pt_BR
dc.subject Memória social pt_BR
dc.subject Esteio, RS pt_BR
dc.title Memórias de práticas de gestão escolar por meio do sistema de metas nos anos finais das escolas municipais de esteio-rs pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Lúcia Regina Lucas da
dc.contributor.advisor2 Bortolaso, Ingridi Vargas


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account