Abstract:
Este estudo se insere na linha de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e tem
como problema de investigação: as experiências de aprendizado pessoal dos
professores dos anos iniciais se relacionam com suas abordagens para o ensino e
aprendizado de Matemática a ponto de impactar esse ensino negativamente? e como
objetivo: investigar através de um estudo sobre memória de aprendizagem, tanto na
Educação Básica quanto no Ensino Superior, de um grupo de professores dos anos
iniciais, buscando relacionar essas memórias com suas abordagens para o ensino e
aprendizado de Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa
que utiliza a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para isso, foi realizado um
questionário com dezoito professores, além de entrevistas semiestruturadas com cinco
professores com formação em pedagogia que atuam nos anos iniciais da Escola de
Educação Básica Castro Alves, localizada em Araranguá, SC. O estudo analisou as
memórias e posturas/atitudes narradas pelos entrevistados. Buscou-se também
examinar os currículos de formação de professores para os anos iniciais do município
de Araranguá, quanto à aderência às propostas mais recentes desses cursos,
verificando a carga horária destinada ao ensino de Matemática e quais disciplinas estão
sendo contempladas. Como suporte teórico, utilizou-se as pesquisas realizadas por
Edda Curi sobre a formação dos professores para os anos iniciais as quais justificam a
importância de estudar o conhecimento do professor para o ensino da Matemática; as
investigações conduzidas por Halbwachs sobre a memória social; e as implicações
levantadas por Lorenzato sobre como as memórias e atitudes adquiridas ao longo da
formação escolar influenciam o conhecimento profissional do professor. Como produto
final desta pesquisa, foi reestruturado o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de
Matemática da Escola de Educação Básica Castro Alves como um recurso para
promover experiências positivas tanto para os alunos quanto para os professores. Pelos
resultados das análises constatou-se que as experiências de ensino de Matemática dos
professores que atuam nos anos iniciais exercem influência na maneira como abordam
o ensino matemático, conforme evidenciado não apenas pelo questionário, mas
também pelas entrevistas. Esse cenário aponta para uma tendência à repetição do
ensino mecanizado, com pouca utilização de recursos manipulativos, o que sugere uma
fragilidade no processo educacional ao não tornar a aprendizagem significativa para os
estudantes conforme a Base Nacional Comum Curricular propõe.