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A influência da memória dos professores dos anos iniciais de uma escola pública catarinense em suas práticas para o ensino e aprendizagem de matemática

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dc.contributor.author Freitas, Mônica de
dc.date.accessioned 2024-06-21T13:30:55Z
dc.date.available 2024-06-21T13:30:55Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.citation FREITAS, M. A influência da memória dos professores dos anos iniciais de uma escola pública catarinense em suas práticas para o ensino e aprendizagem de matemática. 2024. 133 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3924
dc.description.abstract Este estudo se insere na linha de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e tem como problema de investigação: as experiências de aprendizado pessoal dos professores dos anos iniciais se relacionam com suas abordagens para o ensino e aprendizado de Matemática a ponto de impactar esse ensino negativamente? e como objetivo: investigar através de um estudo sobre memória de aprendizagem, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, de um grupo de professores dos anos iniciais, buscando relacionar essas memórias com suas abordagens para o ensino e aprendizado de Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para isso, foi realizado um questionário com dezoito professores, além de entrevistas semiestruturadas com cinco professores com formação em pedagogia que atuam nos anos iniciais da Escola de Educação Básica Castro Alves, localizada em Araranguá, SC. O estudo analisou as memórias e posturas/atitudes narradas pelos entrevistados. Buscou-se também examinar os currículos de formação de professores para os anos iniciais do município de Araranguá, quanto à aderência às propostas mais recentes desses cursos, verificando a carga horária destinada ao ensino de Matemática e quais disciplinas estão sendo contempladas. Como suporte teórico, utilizou-se as pesquisas realizadas por Edda Curi sobre a formação dos professores para os anos iniciais as quais justificam a importância de estudar o conhecimento do professor para o ensino da Matemática; as investigações conduzidas por Halbwachs sobre a memória social; e as implicações levantadas por Lorenzato sobre como as memórias e atitudes adquiridas ao longo da formação escolar influenciam o conhecimento profissional do professor. Como produto final desta pesquisa, foi reestruturado o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática da Escola de Educação Básica Castro Alves como um recurso para promover experiências positivas tanto para os alunos quanto para os professores. Pelos resultados das análises constatou-se que as experiências de ensino de Matemática dos professores que atuam nos anos iniciais exercem influência na maneira como abordam o ensino matemático, conforme evidenciado não apenas pelo questionário, mas também pelas entrevistas. Esse cenário aponta para uma tendência à repetição do ensino mecanizado, com pouca utilização de recursos manipulativos, o que sugere uma fragilidade no processo educacional ao não tornar a aprendizagem significativa para os estudantes conforme a Base Nacional Comum Curricular propõe. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A influência da memória dos professores dos anos iniciais de uma escola pública catarinense em suas práticas para o ensino e aprendizagem de matemática pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Rute Henrique Ferreira da
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais


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