Abstract:
O estudo em questão explora as memórias ao longo de 30 anos de
uma escola infantil em Esteio-RS, investigando seu impacto no ambiente escolar, na
comunidade e em vários aspectos sociais, culturais, tecnológicos e de saúde
coletiva. Destaca-se a transição da escola infantil de um ambiente exclusivo de
cuidados para um espaço educacional, influenciado por políticas públicas que visam
melhorar a qualidade de vida e dignidade da comunidade. A pesquisadora, com uma
trajetória desde sua formação em uma escola rural até se tornar diretora da EMEI
Raio de Sol, busca identificar as memórias mais significativas da comunidade
escolar ao longo dos 30 anos. A pesquisa, inserida no campo de
Memória Social e Bens Culturais, adota uma abordagem qualitativa, utilizando
análise de acervos fotográficos e entrevistas. O produto final é um fotolivro que
documenta as memórias coletivas da comunidade escolar, facilitando o acesso e
reflexão sobre as mudanças ocorridas. Este fotolivro busca preservar e compartilhar
as experiências que moldaram a história da escola. O estudo se apoia em teorias de
Assmann, Halbwachs, Candau e outros autores relevantes para explorar a
interseção entre memória e identidade. A história da educação infantil no Brasil e as
transformações em Esteio ao longo do tempo são contextualizadas, destacando
marcos legais, como a Constituição de 1988 e a LDB de 1996. A pesquisa evidencia
a evolução da escola infantil, não apenas como espaço de cuidado, mas também
como ambiente de aprendizagem. O produto, um fotolivro com recursos
tecnológicos, permite que a comunidade escolar acompanhe as mudanças ao longo
do tempo. O planejamento envolveu a seleção de fotos dos arquivos da escola e
pessoais, com contribuições da equipe de comunicação da Prefeitura de Esteio e
entrevistas com pessoas que vivenciaram as mudanças nestes 30 anos. O fotolivro permite que as memórias perdurem e sejam compartilhadas
ao longo dos anos.