dc.contributor.author |
Kaefer, Lairton Ariel |
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dc.contributor.author |
Fossatti, Paulo |
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dc.contributor.author |
Vilanova, Heriton de Souza |
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dc.date.accessioned |
2024-09-30T17:46:33Z |
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dc.date.available |
2024-09-30T17:46:33Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.citation |
KAEFER, Lairton Ariel; FOSSATTI, Paulo; VILANOVA, Heriton de Souza. Como implementar o princípio democrático da gestão escolar. In: PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo Purificação; CATARINO, Elisângela Maura; BIGARELLA, Nadia. Educação em transformação: desafios emergentes 5. Ponta Grossa - PR: Atena, 2024. p. 98-115. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/como-implementar-o-principio-democratico-da-gestao-escolar. Acesso em: 17 jul. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3986 |
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dc.description.abstract |
O artigo aborda a temática
da gestão democrática na escola pública
brasileira. Ela já é garantida nos aspectos
legais e na literatura. Contudo, ainda
vive-se um abismo entre os discursos e
dispositivos legais e as efetivas práticas de
gestão democrática de forma participativa
envolvendo a comunidade escolar. Este
escrito tem por objetivo refletir criticamente
sobre as possibilidades para a efetivação
do princípio da gestão democrática em
escolas públicas, de educação básica
brasileira. A metodologia considera a
pesquisa qualitativa revisando documentos
e literatura pertinente para a consolidação
do arcabouço teórico reflexivo. E por se
falar em fundamentação teórica, além dos documentos oficiais do Ministério da
Educação do Brasil, se vale do pensamento
de Lüc, Libâneo e Paro, dentre outros
pensadores. Os resultados evidenciam uma
gestão escolar que amplia e ultrapassa os
limites da administração escolar; o amparo
legal e teórico dá segurança administrativa
e legal, contudo, as práticas de gestão
escolar democrática ainda não estão
consolidadas apresentando-se frágeis pela
ínfima participação efetiva da comunidade
escolar. Conclui-se por uma formação que
consolide a gestão democrática participativa
com a presença ativa de todos os atores
educacionais |
pt_BR |
dc.publisher |
Atena |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Gestão Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.title |
Como implementar o princípio democrático da gestão escolar [capítulo de livro] |
pt_BR |
dc.type |
Capítulo de livro |
pt_BR |