Abstract:
Esta pesquisa tem como tema a educação infantil e como campo de estudos a
memória social, tendo sido desenvolvida no contexto da linha de pesquisa Memória e
Linguagens Culturais. O objetivo geral deste trabalho é registrar memórias docentes
relativas a práticas pedagógicas na educação infantil em Balneário Gaivota/SC, tendo
a pandemia de Covid-19 como um dos marcos temporais. A metodologia utilizada foi
a de abordagem qualitativa e, como principal instrumento de produção de dados, a
entrevista semiestruturada com professores da educação infantil da rede municipal de
Balneário Gaivota. Os questionamentos versaram sobre a concepção dos professores
diante das tecnologias (TICs) utilizadas diariamente em sala de aula e durante a
pandemia de Covid-19, quais as dificuldades e as facilidades para a utilização destes
meios tecnológicos na educação, e sobre como utilizam ou gostariam de utilizá-los em
suas práticas pedagógicas. Todas as mudanças repentinas de isolamento social não
foram a custo zero. A pandemia de Covid-19 obrigou a comunidade escolar a redobrar
esforços; lidar com o ensino virtual exigiu muita dedicação de professores e alunos. A
maioria dos professores nunca havia ensinado de forma remota, e muitos nem sequer
se sentiam preparados devido a sua limitação no uso das TICs. Os professores
tiveram que improvisar na adoção de estratégias, o que dificilmente lhes permitiu
refletir e transformar suas propostas didáticas para responder às demandas de um
mundo afetado por uma crise sanitária, ao mesmo tempo em que alcançavam os
objetivos curriculares propostos no início do curso. Houve também muita dificuldade
de adaptação entre os alunos, mesmo entre aqueles que supostamente estariam mais
preparados para essa mudança brusca. A partir dessas reflexões, foi sistematizado,
como produto final, um conjunto de elementos que podem subsidiar futuras políticas
públicas, bem como projetos educacionais, visando melhor aproveitamento das TICs
no contexto da educação infantil.