Abstract:
Este estudo investiga como a memória social e a identidade da geração nascida entre
1995 e 2005 são influenciadas pelos videogames, destacando seu papel cultural e
social. A questão de pesquisa busca entender de que maneira os videogames
contribuem para a construção de memórias dessa geração, com o objetivo de analisar
essas contribuições no contexto da formação de identidade e memória coletiva. O
estudo se fundamenta em teóricos como Maurice Halbwachs, Joël Candau, Zygmunt
Bauman e Clifford Geertz, que fornecem uma base sólida para a compreensão da
memória e cultura. Foi utilizada uma abordagem qualiquantitativa com métodos
exploratórios, incluindo entrevistas temáticas e levantamento de campo,
complementados por questionário com elementos de estatística descritiva, visando
explorar a influência dos videogames na formação de identidades. Os dados
revelaram que os videogames têm um impacto significativo na memória coletiva e na
identidade dos indivíduos, funcionando como sociotransmissores que favorecem
conexões sociais. Foram realizadas 5 entrevistas e coletadas 1474 respostas ao
questionário, as quais indicam que os videogames não apenas entretêm, mas também
contribuem para a formação de vínculos e memórias que moldam a identidade dos
jogadores. As limitações do estudo se devem ao foco restrito na faixa etária analisada,
sugerindo como perspectiva para pesquisas futuras a inclusão de diferentes gerações
e a análise de outras manifestações culturais vinculadas aos videogames.