DSpace Repository

Videogames no campo de estudo da memória social: uma análise da geração nascida entre 1995 e 2005

Show simple item record

dc.contributor.author Avila, Paulo Pires de
dc.date.accessioned 2025-02-05T18:53:41Z
dc.date.available 2025-02-05T18:53:41Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4109
dc.description.abstract Este estudo investiga como a memória social e a identidade da geração nascida entre 1995 e 2005 são influenciadas pelos videogames, destacando seu papel cultural e social. A questão de pesquisa busca entender de que maneira os videogames contribuem para a construção de memórias dessa geração, com o objetivo de analisar essas contribuições no contexto da formação de identidade e memória coletiva. O estudo se fundamenta em teóricos como Maurice Halbwachs, Joël Candau, Zygmunt Bauman e Clifford Geertz, que fornecem uma base sólida para a compreensão da memória e cultura. Foi utilizada uma abordagem qualiquantitativa com métodos exploratórios, incluindo entrevistas temáticas e levantamento de campo, complementados por questionário com elementos de estatística descritiva, visando explorar a influência dos videogames na formação de identidades. Os dados revelaram que os videogames têm um impacto significativo na memória coletiva e na identidade dos indivíduos, funcionando como sociotransmissores que favorecem conexões sociais. Foram realizadas 5 entrevistas e coletadas 1474 respostas ao questionário, as quais indicam que os videogames não apenas entretêm, mas também contribuem para a formação de vínculos e memórias que moldam a identidade dos jogadores. As limitações do estudo se devem ao foco restrito na faixa etária analisada, sugerindo como perspectiva para pesquisas futuras a inclusão de diferentes gerações e a análise de outras manifestações culturais vinculadas aos videogames. pt_BR
dc.subject Videogames pt_BR
dc.subject Memória Social pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.title Videogames no campo de estudo da memória social: uma análise da geração nascida entre 1995 e 2005 pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Bortolaso, Ingridi Vargas


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account