DSpace Repository

Percepções emocionais em relação à alimentação escolar: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em uma escola de educação básica de Araranguá (SC)

Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Geórgia Ramos de Medeiros dos
dc.date.accessioned 2025-03-10T23:22:33Z
dc.date.available 2025-03-10T23:22:33Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4131
dc.description.abstract Esta dissertação buscou avaliar as percepções emocionais em relação à alimentação escolar na Escola de Educação Básica Castro Alves, Araranguá, SC, a partir de estudo com alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. A justificativa para esta pesquisa reside na importância de entender como as emoções associadas ao consumo de alimentos podem impactar positivamente as escolhas alimentares dos jovens, considerando a fase de formação de hábitos alimentares. Identificar preferências que unem prazer e nutrição pode contribuir para a melhoria das práticas de alimentação escolar, promovendo uma relação mais saudável e positiva com os alimentos. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário com uma amostra de alunos de uma escola de educação básica de Araranguá/SC. O estudo destacou a preferência por alimentos classificados como "comfort food", como bolos de chocolates, strogonoff de frango e biscoitos caseiros, que promovem experiências emocionais positivas e reforçam a conexão cultural e familiar, especialmente em itens tradicionais como arroz e feijão. As principais limitações incluem o foco em um único contexto escolar, o que restringe a generalização dos resultados, e a possibilidade de viés nas respostas, considerando a diversidade das percepções individuais sobre os alimentos. Para pesquisas futuras, recomenda-se expandir a investigação para diferentes contextos e faixas etárias, além de explorar estratégias educacionais para aumentar a aceitação de alimentos menos populares e promover uma dieta equilibrada, potencialmente associando a educação alimentar com experiências sensoriais positivas. pt_BR
dc.subject Alimentação escolar pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Alimentação afetiva pt_BR
dc.subject Memória social pt_BR
dc.title Percepções emocionais em relação à alimentação escolar: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em uma escola de educação básica de Araranguá (SC) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Almerão, Maurício Pereira
dc.contributor.advisor2 Almeida, Fábio Chang de


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account