DSpace Repository

Estratégias para captação e fidelização de público em teatros: explorando as motivações, experiências e memórias

Show simple item record

dc.contributor.author Arruda, Cleberli Fabiano Costa de
dc.date.accessioned 2025-06-11T21:56:14Z
dc.date.available 2025-06-11T21:56:14Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4196
dc.description.abstract Esta tese investiga a aplicação de conceitos de gestão cultural voltados para a captação e fidelização de público, na gestão de teatros, com foco em práticas utilizadas por gestores, considerando experiências, motivações e memórias como eixos centrais. A pesquisa se fortaleceu ao usar uma abordagem metodológica mista, com análises qualitativas e quantitativas realizadas para identificar práticas eficazes e as lacunas da literatura existente. A maior parte dos desafios que a gestão dos museus enfrenta é semelhante àqueles que a gestão de equipamentos culturais, como teatros, experimenta. No entanto, o que se percebe é uma lacuna na literatura sobre como essas práticas são implementadas de fato, sobretudo em contextos brasileiros. Os resultados sugerem que a gestão por gestores que atuam priorizando a experiência do público, formação de plateia e o engajamento com a comunidade aumenta as chances de captação e fidelização de público. Estratégias de valorização de experiências e criação de locais de memória se mostraram especialmente eficazes. Ainda assim, é visível que muitos gestores enfrentam dificuldades significativas devido à falta de recursos e apoio institucional. Embora este trabalho revele a presença de práticas eficazes de gestão cultural, comprova-se que a implementação dessas práticas ainda requer atenção e formação. A geração de experiências culturais autênticas e a criação de laços emocionais com o público são imprescindíveis para a sustentabilidade destes equipamentos culturais. Assim, este trabalho contribui para a literatura ao apontar práticas de gestão cultural que podem maximizar a captação e fidelização do público de um equipamento cultural, e para o campo de atuação ao fazê-lo. pt_BR
dc.subject Teatro pt_BR
dc.subject Equipamentos culturais pt_BR
dc.subject Plateia pt_BR
dc.subject Engajamento pt_BR
dc.subject Memória social. pt_BR
dc.title Estratégias para captação e fidelização de público em teatros: explorando as motivações, experiências e memórias pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor De Bem, Judite Sanson


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account