Abstract:
Este é um estudo no campo da memória social sobre as histórias e culturas indígenas,
que surgiu após a constatação de que apesar de estarmos no século XXI, rodeados
de tecnologia, temos toda uma população “esquecida” perante a sociedade. A
dissertação parte do problema “como alunos do Ensino Fundamental I criam novas
memória na perspectiva de valorização da identidade das histórias e culturas
indígenas brasileiras?”, tendo como objetivo geral compreender as culturas e as
histórias indígenas brasileiras de maneira interdisciplinar e lúdica, com crianças do 5º
ano do ensino fundamental, demonstrando as possibilidades práticas para
desenvolver o tema. E como objetivos específicos: refletir sobre a contribuição dos
estudos de memória no processo de ensino e aprendizagem da temática indígena,
nos anos iniciais do ensino fundamental; analisar a abordagem do tema em livros
didáticos de história e geografia do 5⁰ ano, do PNLD e na legislação específica, dando
subsídios para a construção de uma linha do tempo sobre os povos indígenas no
Brasil; criar aulas interdisciplinares através das histórias e culturas indígenas para
alunos do 5° ano do ensino fundamental I, para além da semana dos povos indígenas,
culminando com uma Instalação, e posteriormente disponibilizar material didático aos
professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente exploratória,
seguindo-se de pesquisa bibliográfica. A base teórica é alicerçada em Halbwachs
(2006), Pollak (1989; 1992), Ricoeur (2007) e Bourdieu (1989). A partir destes
conhecimentos foi realizado o planejamento da proposta de aulas interdisciplinares
que abordaram a temática da pesquisa e que contribuíram para construção do produto
final, neste caso a Instalação. Acredita-se que o trabalho auxiliará o maior número de
alunos, professores e a comunidade para criarem novas memórias sobre os povos
originários brasileiros e consequentemente ensinará as novas gerações. Este trabalho
se desenvolveu dentro da Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais do
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) da
Universidade La Salle.