Esta pesquisa tematiza diferentes dimensões da experiência da mobilidade
acadêmica internacional na perspectiva de quatro jovens estudantes de graduação de
uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os objetivos pretendidos resultam de
problematizações que assumem a forma das seguintes questões de pesquisa: Que
motivações levaram os estudantes a estudar no exterior? Como os estudantes
significam a experiência da mobilidade acadêmica durante a sua realização? Como a
experiência da mobilidade acadêmica é significada após o retorno da viagem de
estudo? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como intuito abordar
a experiência da mobilidade acadêmica desde a dimensão intersubjetiva, no sentido
de compreender como os estudantes significam essa experiência, considerando a
dimensão temporal do antes, durante e depois da viagem de estudo. Em termos
metodológicos, para coleta de dados, utilizamos a técnica da entrevista
semiestruturada. Para análise dos dados, servimo-nos do referencial teóricometodológico
da Grounded-Theory. Dos dados emergiram três categorias:
Motivações intrínsecas no desejo de viver no exterior; Adaptações no processo de
inserção em contextos estranhos; Percepções do antes ao depois na experiência da
mobilidade. Da primeira categoria emergiram quatro subcategorias: Desejo de viver e
conhecer culturas diferentes e ter experiências novas; Expectativas, dificuldades,
anseios, medos e estresse ao deparar-se com a notícia de aprovação; Apoio familiar
e de pessoas próximas; Decisões, concessões e intuições na partida para o destino.
Da segunda categoria emergiram três sub-categorias: Sentindo-se assustado e
estressado nos primeiros momentos após a chegada; Recepção positiva; Adaptandose
e abrindo-se para novas experiências e realidades pessoais, interpessoais e
culturais. A experiência, entendida neste estudo como o processo do antes, do
durante e do depois da viagem, é marcada por questões sensíveis que envolvem
determinação e sonho, medos e solidão. Durante todo processo, foi possível
evidenciar a relevância que as relações interpessoais desempenham na superação
de momentos difíceis experiência dos durante o intercâmbio, bem como as análises
dos depoimentos dos interlocutores de pesquisa nos deram direções sobre as formas
pelas quais os intercambistas brasileiros organizam-se frente às dificuldades vividas
no contexto exterior. Nas multifacetadas sensações, sentimentos, desejos e, também,
movimentos pragmáticos se constituiu, na realidade, o início da experiência de
mobilidade. Os intercambistas deste estudo exploraram as formas pelas quais
significaram o processo e o investimento de que tiveram que dispor, referindo
aspectos psíquicos e físicos, individuais e contextuais. As ilusões alimentadas
anteriormente receberam da realidade uma resposta ambígua se considerada aquela
que se esperava. Pode ser que, em se tratando de ilusões, elas sirvam justamente
para serem, uma hora ou outra, dissolvidas, dando lugar a outras, e assim por diante.
This research has as focus the variables of the international life academy from the
perspective of four young undergraduate students from a community university in
southern Brazil. The intended objectives result from problematizations that assume the
form of the following questions: Which reasons took students to study abroad? How
do students signify an academic mobility experience during their performance? How is
the academic experience significant after the return of the study trip? It is a question
of a qualitative research, aiming to approach the experience of academic mobility from
the intersubjective dimension, in order to understand how the students mean this
experience, considering the temporal dimension of before, during and after the study
trip. In methodological terms, for the collection of data, we used the semi-structured
interview technique. To analyze the data, we used Grounded-Theory's theoreticalmethodological
framework. From the data, emerged three categories: Intrinsic
motivations in the desire to live abroad; Adaptations in the process of insertion in
foreign contexts; Perceptions of before-after in the experience of mobility. Of the first
category emerged four subcategories: Desire to live and to know different cultures and
to have new experiences; Expectations, difficulties, aims, fears and stress when faced
with the news of approval; Family and close support; Decisions, concessions and
intuitions in the departure to the destination. Of the second category emerged three
sub-categories: Feeling scared and stressed in the first moments after arrival; Positive
reception; Adapting and opening up to new experiences and personal, interpersonal
and cultural realities. The experience, understood in this study as the process of
before, during and after the journey, is marked by sensitive issues involving
determination and dream, fears and loneliness. Throughout the process, it was
possible to highlight the relevance that interpersonal relationships play in overcoming
difficult moments experienced during the exchange, as well as the analysis of the
statements of the research interlocutors gave us directions on the ways in which
Brazilian exchange students organize themselves in the face of the difficulties lived in
the context outside. In the multifaceted sensations, feelings, desires and also
pragmatic movements were, actually, the beginning of the experience of mobility. The
exchange students in this study explored the ways in which they meant the process
and the investment they had to make, referring to physical, individual and contextual
psychic aspects. The illusions fed previously received from the reality an ambiguous
answer if considered that one was expected. It may be that, in the case of illusions,
they serve precisely to be, at one time or another, dissolved, opening space to others,
and so on.