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A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa de Cultura,
Linguagens e Tecnologias na Educação, onde se revela um estudo frente às
possibilidades nos cenários contemporâneos para a Educação a distância (EAD),
ampliando essas através da compreensão do habitar novos espaços para efetivar
ações de acompanhamento, vivência, relação e aprendizagem. Apresenta-se a
trajetória da EAD pontuando evoluções, conquistas, desafios e entraves, através de
suas gerações, contextualizando seus movimentos iniciais até o surgimento das
Tecnologias Digitais na perspectiva de Moore e Kearsley (2010), Moran (2011) e
Kenski (2013). Nesse caminho são explorados os espaços digitais virtuais, como
possibilidades para as ações educativas e sociais, revelando assim princípios da
coexistência a partir da presença efetivada de forma geograficamente localizada e
virtual, trazendo para o estudo as contribuições de Santos (2012), Lévy (2010),
Santaella (2007, 2010, 2013) e Backes (2013). Agregando aos assuntos abordados
foca-se, com base no estudo de caso em um cenário de estudantes do Curso de
Licenciatura em Pedagogia a distância, da Universidade Federal de Pelotas, na
busca por compreender as participações dos mesmos em diferentes espaços digitais
virtuais, como relevantes para as ações educativas. Nesse processo a proposta do
hibridismo tecnológico digital, Backes (2013), ganha expressão ao compreender a
formação de redes sociais e de comunicação, Recuero (2010), nos espaços do
Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle e na mídia Facebook. O presente
estudo visa contribuir para as pesquisas e ações frente à oferta da EAD, na
perspectiva das possibilidades que surgem através das Tecnologias Digitais e
consequentemente do ciberespaço. Através das análises das narrativas dos
estudantes e de seus movimentos híbridos, apresentam-se meios para pensarmos a
educação partindo da valorização da participação, presença e existência, sem
barreiras geográficas, que oportunizam novos meios para viver e conviver em
sociedade e fazer educação. |
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